Sábado, 30 de Agosto de 2008

 

A tradição ajuda desde sempre a moldar o Homem. Não fosse a consistência humana em alguns pontos nunca teríamos atingido uma sociedade ao nível daquela em que vivemos presentemente (apesar de algumas das suas linhas delicadas). Contudo, não devemos por vezes ignorar alguns pontos tradicionais e racionalizar de acordo com a actualidade? Não conheço muita gente que seja a favor das touradas. Mas conheço algumas pessoas que vão a touradas. E a própria definição do que uma tourada resume o quão ignóbil e retardada é esta actividade, que move massas, cria empregos e movimenta dinheiro. Quando uma inteira plateia se enche para ver um animal ser levado ao sofrimento, e por vezes à morte, quando milhares de pessoas rejubilam com a dor de um animal, sente-se no ar um espírito quase medieval. O Homem é levado à ignorância.

As touradas são uma tradição; assim como chegou a ser tradicional queimar alegadas bruxas em praça pública, ou enforcar criminosos perante a população. Ao contrário destas duas últimas, o jogo sangrento das touradas continua a ser legal em três países do continente mais desenvolvido (desculpem-me os americanos) do mundo: Espanha, França e... Portugal. Em algumas vilas portuguesas é inclusive legal matar o animal em palco, para júbilo de homens, mulheres e crianças. Continua a existir uma educação de toureiros, forcados e criadores de gado: um homem que goste de touradas acaba por fazer com que o filho goste de touradas.

Mas fará sentido continuar a matar touros perante multidões? Deverá ser considerada como entretenimento a actividade de enfiar espadas no lombo destes animais? Assim como outras tradições como a matança do porco, as touradas são uma das piores heranças e tradições do Homem, que insiste em ser mantida. Legalmente tem-se feito pouco; entre o povo, apesar de existirem muitas mobilizações contra, ainda não se deu a mobilização contra. Este post, num blogue que até tem pouco de sério, é o meu contributo para que esta sangrenta actividade termine. Cortada pelo pescoço, tal como os touros depois de uma corrida.



publicado por b barbosa às 18:03 | link

De AL a 30 de Agosto de 2008 às 19:35
Acho pior a quantidade de pessoas que 'adoptam' cães, muitos deles de grandes proporções para não dizer que parecem autenticos ursos devido ao seu tamanho, e os mantém fechados o dia inteiro em *apartamentos*. Animais que passam o dia a ganir e a ladrar por tudo menos por felicidade.

Quem é do Ribatejo, como é o meu caso, tal *tradição* é orgulho.
Mas acho bem que se respeite quem não goste e discorde. Não vê na TV, basta mudar de canal, e muito menos tem de pagar bilhete para ir assistir na praça.


De rui santos a 30 de Agosto de 2008 às 19:51
Vais desculpar amigo bbarbosa, mas, assino por baixo deste comentário.
portugal não nasceu quando tu nasceste ou eu.
O que nos identifica no mundo é aquilo que somos, o que fazemos etc. etc.etc.
Eu não vou a touradas porque não faz parte do tipo de espectáculo de que gosto, como também nunca fui a nenhum concerto dos Delfins, e a maioria dos que defende o fim das touradas se calhar ja foi, e parece ser bem mais deprimente.
Não vou, não gosto, não critico.
Olha que os nossos blogues são mais insultuosos que as touradas e nem por isso acabaram com eles.
A IMAGEM QUE COLOCASTE, DESCULPA AMIGO , MAS, É UM EXEMPLO INFELIZ.
POR PIOR QUE SEJA A PESSOA, BEM MAL ESTAMOS NÓS SE A VIDA HUMANA NÃO VALE MAIS QUE A DE UM ANIMAL.
falou-se também da inquisição, do tempo em que se queimavam as pretensas bruxas, nem eu nem tu nem ninguém da nossa idade pode criticar o que não viveu... não viveste as coisas dessa época, não compares tempos dessa forma.
Não te esqueças que foi no tempo em que a nossa sociedade cometeu as maiores atrocidades que o nosso país se impos como o dono de metade do mundo.
OUTROS TEMPOS.

COMO JÁ TE DISSE , NÃO GOSTO DE TOURADAS, RESPEITO QUEM GOSTA, NÃO GOSTO DE FADO, MAS NUNCA PEDI PARA MATAREM A MARIZA, SE BEM QUE NÃO SE PERDERIA MUITO, NEM QUE FOSSE EM BARRANCOS.
E CONFESO QUE O SOFRIMENTO DO TOURO NA ARENA, NÃO ME IMPRESSIONA AO PONTO DE FAZER ALGO PARA ACABAR COM AS TOURADAS.
GOSTAS DP SÓCRATES?
EU NÃO, MAS NÃO VOU CRIAR UM MOVIMENTO QUE PERMITA ESPETAR CAVILHAS DE 15 CM NAS COSTAS DO HOMEM.... SE BEM QUE A IDEIA NÃO é NADA MÁ, E SE FORMASSE ESTE MOVIMENTO????
UMMMM POSSIVELMENTE TERIA MAIS APOIANTES QUE O MOVIMENTO PARA ACABAR COM AS TOURADAS.

FICA BEM E ESPERO QUE NÃO TE ABORREçAS COM O MEU COMENTÁRIO.
E PARA A PRÓXIMA ESCREVE UM POST MAIS PEQUENO PARA EU NÃO TER QUE COMENTAR TANTO...
LOL


De AL a 30 de Agosto de 2008 às 20:00
Podemos, pegando neste assunto adorado nos meios de comunicação e simples reunião de amigos e perguntar, porque ninguém se importa de *simplesmente* matar uma melga, uma mosca, uma formiga..
Será uma perspectiva de *tamanhos*!?
Se é uma perspectiva de sofrimento para o animal..julgo que as melgas sofrerão tanto como o touro quando levam com o chinélo, ou quando a mosca é esturricada no famoso cri-cri, ou quando vemos um trilho de formigas e há o pé maroto a esmagar umas quantas..
Não sei se será certo, correcto falarmos na Cadeia Alimentar, que aprendemos na escola.
Conhecem aquela questão da planta em vias de extinção que precisa comer aquele incento em vias de extinção!? Qual *salvamos*!? Sei que isto tem tudo a ver com a natural causa e acontecimento das coisas. E sem dúvida. O Homem é o único animal que tira prazer em matar outros..inferiores na cadeia. Porque infelizmente matamos nossos *equivalentes*.

Acho que esta questão de 'tourada ou não tourada eis a questão' é mais séria do que aparenta, porque sem dúvida, leva a muitas outras questões *éticas*. Que provavelmente são das questões mais subjectivas que há.


De b barbosa a 30 de Agosto de 2008 às 20:28
Quando queres matar uma mosca reúnes os amigos todos, colocas a mosca no centro da mesa e começas a espetar-lhe pequenas agulhas nas costas de forma a levar alegria aos presentes?


De rui santos a 30 de Agosto de 2008 às 20:39
olha, eu fiz bem melhor, quando era miudo, lembraste daqueles cadernos de capa preta em que o pessoal que andava na escola gostava de colar cenas cortadas das revistas.... e depois colava o papel autocolante transparente???
Lembras????
eu tinha uns cadernos desses muita giros...
um tinha uma pagina inteira da lista telefónica, e outro tinha uma carrada de moscas que apanhei durante um dia.
Não meti as moscas na arena, mas que os meus colegas se fartaram de rir fartaram....
ok fui mau, mas é verdade, e não me importou para nada o sofrimento da porcaria das moscas.
So não meti um touro no caderno porque não usava mochila e não me dava geito andar com ele de baixo do braço
lol


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres